Palestrantes

Clique no nome do convidado e confira o minicurrículo:

ALFREDO MANUEL PEREIRA GERALDES DIAS
ALFREDO MANUEL PEREIRA GERALDES DIAS
Engenheiro Civil e Mestre em Estruturas pela Universidade de Coimbra, Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Delft nos Países Baixos. Professor Auxiliar com Agregação, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, lecionando na área da análise e dimensionamento estrutural e da construção em madeira. Investigador do ISISE, onde tem desenvolvido Investigação nas áreas de estruturas de madeira e estruturas mistas madeira-concreto. Vice-Reitor da Universidade de Coimbra. Vice-presidente do Centro de Inovação e Competências da Floresta - SerQ, como representante da Universidade de Coimbra. Autor e coautor de mais de uma centena de publicações científicas em revistas e encontros científicos. É o coordenador da subcomissão nacional do Eurocódigo 5 Estruturas de Madeira. É coordenador do Grupo de Trabalho Europeu Composite Structures. Foi coordenador do grupo Europeu responsável pelo desenvolvimento da primeira proposta normativa, a nível internacional, para a análise e dimensionamento de Estruturas Mistas Madeira-Concreto.

UNIVERSIDADE DE COIMBRA



DANIELE FOCA LANCIA
DANIELE FOCA LANCIA
Arquiteto, MSc. pela Universidade de Nápoles Federico II, Faculdade de Arquitetura. É membro do Grupo de Pesquisas sobre Estruturas leves para grandes vãos Gridshell.it do Departamento de Arquitetura da Universidade de Nápoles Federico II, que investiga estruturas para grandes vãossob o ponto de vista ecológico e com prioridade na economia de materiais. Os marcos das pesquisas desenvolvidas pelo grupo são as obras Ostuni (2007), Lecce (2010), Napoli (2012) e Selinunte (2012). Atua em projetos paramétricos, no desenvolvimento de ferramentas de design digital de gridshell e no processo de construção cinemática, por meio da flexão de uma grade incialmente plana para alcançar uma forma resistente final.Atuou como docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Nápoles Federico II. É autor de vários artigos e de capítulo do livro Digital Wood Design: Innovative Techniques of Representation in Architectural Design (2019).

UNIVERSIDADE DE NÁPOLES FEDERICO II



HÉLIO OLGA DE SOUZA JR.
HÉLIO OLGA DE SOUZA JR.
Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1978). Fundador em 1980, junto de seu pai, da Empresa Ita Construtora Ltda., que possui cerca de 1.600 edificações construídas com estrutura em madeira, totalizando mais de 320.000 m².Colaborador de renomados arquitetos e escritórios, como Marcos Acayaba, Guilherme Paoliello, André Vainer, Mauro Munhoz, Cristina Xavier, Reinach Mendonça Arquitetos Associados, Nitsche Arquitetos, Rosenbaum + Aleph Zero, Univers Design, Bernardes Arquitetura, Kipnis Arquitetos Associados, MMBB Arquitetura e Urbanismo, Piratininga Arquitetos Associados, Metro Arquitetos, Una Arquitetos e outros.Matérias alusivas recentes: Revista Casabella,n. 877, setembro 2017 – Moradas Estudantis – TO;D’Architectures, n. 265, setembro 2018 – Dossier Hélio Olga : Une nouvelle manière de construire em bois au Brésil. Recebeu vários prêmios, tais como Prêmio Tomie Ohtake 2017, Prêmio APCA 2017 – Categoria “Obra de arquitetura no Brasil” e Riba International Prize 2018 – pela obra Moradas Estudantis, Canuanã,TO (2016).

ITA CONSTRUTORA



MARCELO ROSENBAUM
MARCELO ROSENBAUM
Marcelo Rosenbaum é brasileiro, Professor Honoris Causa de arquitetura e está à frente da Rosenbaum Arquitetura e Design por mais de 20 anos. Fundador do Instituto A Gente Transforma, que desenvolveu tecnologia social própria, o Design Essencial, com a finalidade de conectar arquitetura e design a outras ferramentas de transformação social e ampliação de impactos, com o objetivo de trazer novos significados e processos inclusivos para a cadeia da arquitetura e design. Marcelo ministra palestras e workshops sobre design e arquitetura como transformação social em diversas instituições e eventos como Domaine de Boisbuchet, What Design Can Do, Experimenta Portugal, Design Indaba na Africa do Sul. Os principais prêmios do escritório de arquitetura são RIBA International Prize 2018, o Archdaily Building of the year (2018), APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte (2017) , Tomie Ohtake AkzoNobel (2017), e o terceiro lugar no Prêmio Oscar Niemeyer para arquitetura da Latin American (2018). Recebeu o prêmio de melhores produtos pelo Museu da Casa Brasileira em 3 edições (1999, 2016 e 2017). Rosenbaum teve seus projetos exibidos em diversas ocasiões, inclusive no Pavilhão Brasileiro da Bienal de Arquitetura em Veneza (2018).

ROSENBAUM ARQUITETURA E DESIGN

RUBÉN A. ANANIAS
RUBÉN A. ANANIAS
Professor titular, tempo integral, do Departamento de Engenharia de Madeiras da Universidade de Bío-Bío, Concepción, Chile, do qual foi diretor. Atualmente, é editor-in chief de revista Maderas: Ciencia y Tecnologia. Tem mestrado em Ciências Florestais (1987), no Chile, e doutorado em Ciências da Madeira em 2000, pela Universidade Henry Poincaré-Nancy I, França. Atua em pesquisa, difusão do conhecimento e formação de capital humano nas áreas de: ciências dos materiais; papel e madeira; ciência da madeira; secagem, propriedades e tratamentos térmicos da madeira. Em 2011, recebeu distinção de Fellow da International Academy of Wood Science, dedicado aos cientistas da área de madeira, eleitos como ativamente engajados na pesquisa da madeira no sentido mais amplo, sendo sua eleição evidência de altos padrões científicos.

UNIVERSIDADE DE BÍO-BÍO

SERGIO PONE
SERGIO PONE
Arquiteto, PhD. em Tecnologia da Arquitetura pela Escola Politécnica de Milão. Professor Associado do Departamento de Arquitetura da Universidade de Nápoles Federico II. Membro titular do Laboratório de Construção no Mestrado em Arquitetura da 5UE, Docente no Curso de Prototipagem e Modelagem no Programa de Mestrado em Design para o AmbienteConstruído do DiARC (Departamento de Arquitetura) e é responsável pelo laboratório TLAC (Tecnologias Leves para o Ambiente Predial)da Universidade de Nápoles Federico II.Desde 2012, é coordenador do ArcLab, o setor de arquitetura da Escola de Verão da Villa Penniside Música. Dirige o curso de aperfeiçoamento em Building and Urban Innovative Lighting Design.É coordenador do grupo de pesquisa Gridshell.it desde 2006. Desde 1984, realiza atividades didáticas, de pesquisa e de experimentação sobre os temas inovação tecnológica de estruturas de grandes dimensões,retrofit tecnológico e sobre arquitetura em madeira. É autor de artigos, de resenhas e delivros, tais comoArchitettura e costruzione (1994), Insegnare a construire (2001), L’idea di struttura (2005) eLa pelle externa dell’edificio (2011), L‘idea di struttura. L‘innovazione tecnologica nelle grandi coperture da Freyssinet a Piano (2011), Gridshell. I gusci a graticcio in legno tra innovazione e sperimentazione (2012) e Maker. La fabbricazione digitale per l‘architettura e il design (2017).

UNIVERSIDADE DE NÁPOLES FEDERICO II



Fique atento Às
datas principais


16

DEZEMBRO

2019

Primeiro vencimento para inscrições com desconto! Aproveite!

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Turismo e Hospedagem

Não se preocupe, deixe que cuidaremos disso pra você!

SAIBA MAIS

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.

O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.

Castelmar Hotel

Com 7,2 mil metros quadrados, o Convention Center é um espaço multifuncional. No piso principal, o salão revestido com assoalho de madeira possui mais de 7 metros de pé-direito, sem colunas.

O ambiente é cercado por 11 espaços de convenções, entre auditórios, secretaria, salas de treinamento, de mídia desk e de apoio, além de restaurante e café, sendo todos decorados.

Persianas acústicas com efeito blackout e móveis das tradicionais marcas americanas Steelcase e Herman Miller são alguns dos destaques desses espaços.

Endereço: Rua Felipe Schmidt, 1260 - Centro - Florianópolis - SC CEP 88010-002

Promoção

Realização

Organização



Patrocínio Peroba

Apoio Divulgação

Apoio Institucional