Prêmio IBRAMEM

CONFIRA O RESULTADO DO JULGAMENTO!

 

1. Apresentação

As inscrições para o Prêmio IBRAMEM de Arquitetura em Madeira 2020 nas modalidades PROFISSIONAL e ESTUDANTE têm NOVA DATA LIMITE: 06 de novembro de 2020. Os vencedores serão divulgados através do site do XVII EBRAMEM e do Núcleo da Madeira no dia 25 de novembro de 2020.
O objetivo da premiação é estimular a utilização da madeira na arquitetura, de forma nobre e sustentável, entre profissionais e estudantes.
Poderão se inscrever estudantes de graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design, e profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia. A inscrição no XVII EBRAMEM – Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira é VOLUNTÁRIA para os participantes do concurso, no entanto, é altamente recomendada.
Os interessados poderão fazer o download do NOVO REGULAMENTO e dos demais documentos necessários para a realização da inscrição neste site, nos links indicados abaixo.
Os trabalhos serão julgados por equipe internacional de profissionais da área e premiados separadamente por modalidade de participação.
Esclarecimentos e informações sobre o concurso podem ser solicitados por e-mail à Comissão Organizadora, no seguinte endereço: premioibramem@nucleodamadeira.com.br, indicando no assunto do e-mail DÚVIDAS.

O envio dos trabalhos e documentos deverá ser feito unicamente através do e-mail premioibramem@nucleodamadeira.com.br, indicando no assunto do e-mail a modalidade (PROFISSIONAL ou ESTUDANTE).


2. Regulamento / Regulamento

Baixe o Regulamento clicando aqui.
Descargar el Reglamento clic aquí.


3. Fichas para Inscrição / Ficha de Inscripción

Baixe a Ficha de Inscrição modalidade PROFISSIONAL clicando aqui.
Descargar la Ficha de Inscripción modalidad PROFESIONAL clic aquí.
Baixe a Ficha de Inscrição modalidade ESTUDANTE clicando aqui.
Descargar la Ficha de Inscripción modalidad ESTUDIANTE clic aquí.


4. Termo de Aceite do Regulamento / Carta de Aceptación del Reglamento

Baixe o Termo de Aceite do Regulamento clicando aqui.
Descargar la Carta de Aceptación del Reglamento  clic aquí.


5. Termo de Aceite do Orientador / Carta de Aceptación del Tutor

Baixe o Termo de Aceite para Orientador clicando aqui.
Descargar la Carta de Aceptación del Tutor clic aquí.


6. Termo de Indicação de Representante / Carta de recomendación de Representante del Equipo

Baixe o Termo de Indicação de Representante clicando aqui.
Descargar la Carta de recomendación de Representante del Equipo clic aquí.


7. Comissão julgadora do Prêmio IBRAMEM 2020

Christopher Robeller
Professor e líder do grupo de pesquisa Digital Timber Construction DTC na TU Kaiserslautern. Possui Doutorado em Ciências pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia EPFL e Diploma Profissional em Arquitetura com Distinção pela London Metropolitan University. Trabalhou como pesquisador de pós-doutorado no Centro Nacional Suíço de Competência em Pesquisa em Fabricação Digital na ETH Zurich, como assistente de doutorado no Laboratório de Construção de Madeira IBOIS na EPFL Lausanne, e como pesquisador associado no Instituto de Design Computacional ICD, na Universidade de Stuttgart.

Cristián Schmitt Rivera
Professor e pesquisador da Pontificia Universidad Católica de Chile nas áreas de Tecnologias Construtivas e Inovação em Madeira. Graduado arquiteto pela Pontificia Universidad Católica de Chile (2002), e Master of Advanced Studies in Architecture pela University of British Columbia (2012). Possui mais de 10 anos de experiência profissional no Chile e Canadá em construções em madeira, projetos habitacionais, comerciais e de escritórios.

Felipe Icimoto
Coordenador do Comissão Técnica de Componentes do Núcleo da Madeira, atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento na empresa Amata S.A. Graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), com Mestrado e Doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo. Pesquisador em nível de Pós-Doutorado no Programa de Engenharia de Estruturas (SET) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).

Gabriela Lotufo Oliveira
Arquiteta especializada em projetos arquitetônicos em madeira engenheirada. Mestre e graduada pela FAU-USP, onde, atualmente, desenvolve seu Doutorado com enfoque em Cross-Laminated Timber. Desde 2016, atua junto à empresa Crosslam na concepção, desenvolvimento, consultoria e gerenciamento de projetos em CLT e MLC.

Lua Nitsche
Sócia fundadora do escritório Nitsche Arquitetos. Lua Nitsche é graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1996) e pós-graduada pela Escola da Cidade (2015). Professora de projeto na Escola da Cidade desde 2009.

Marcelo Maia Rosa
Arquiteto e sócio do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados. Graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie (2006) em São Paulo e TU/e, Eindhoven, Holanda (2005), com cursos complementares pela Université Paris Sorbonne (2012) e pós graduado pela Escola da Cidade (2017). Professor da Escola da Cidade.

Roberto Alfredo Pompéia
Sócio da SAGARANA Projetos de Arquitetura e Educação Ltda. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (1980), Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2007). Professor nas áreas de sistemas estruturais e resistência dos materiais com ênfase em geometria das estruturas na Escola da Cidade, Universidade Monte Serrat (Unimonte) e Faculdade das Américas (FAM).


8. Resultados do Julgamento

Temos a honra de anunciar que recebemos 103 trabalhos nesta edição do Prêmio IBRAMEM de Arquitetura em Madeira. Foram 35 trabalhos na Modalidade PROFISSIONAL, sendo 16 Obras Executadas e 19 Projetos, e 68 trabalhos na Modalidade ESTUDANTE.



1. PROFISSIONAL: Obra Executada


1º Lugar: Casa na Mantiqueira | Gui Paoliello Arquiteto
2º Lugar: Sede Administrativa do Mosaico Juréia-Itatins – Fundação Florestal do Estado de São Paulo | 23 SUL Arquitetura
3º Lugar: Casa Cabras | MAPA
Menção Honrosa: Casa Bosque | Oficina de Arquitectura Triangular
Menção Honrosa: Dengo Chocolates | Matheus Farah e Manoel Maia Arquitetura



2. PROFISSIONAL: Projeto

1º Lugar: Central de Compostagem – Sesc Bertioga | NUCCI PIETRAROIA Arquitetos Associados
2º Lugar: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos – IAU/USP | BASE URBANA

Menção Honrosa: Pavilhão Walk & Talk | Bruno Rossi Arquitetos
Menção Honrosa: Edifícios em Madeira para Parque Público | Sertão Arquitetos



3. ESTUDANTE

1º Lugar: Parque Modular | Gabriel Grothge Faria, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/Campinas
2º Lugar: Parklet Átomo | Equipe Próton, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

3º Lugar: Campanario La Estrella (La Estrella Steeple) | Curso Introducción a la Construcción, Pontificia Universidad Católica de Chile – PUC Chile


Menção Honrosa: Soma | Equipe CCT + G, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Menção Honrosa: Módulo: diversidade e o urbano | Equipe Domo, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Menção Honrosa: Construir Itinerante | Equipe CNC, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Menção Honrosa: Estruturas modulares para parques urbanos | Equipe Brenda, Gabriel e Luiz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR e Universidade Federal do Paraná – UFPR
 

Agradecemos a todos inscritos no Prêmio IBRAMEM de Arquitetura em Madeira e parabenizamos aos premiados! A Comissão Organizadora fará contato posterior com os premiados para definir como será feita a cerimônia de entrega da premiação.


Confira aqui a Ata de Julgamento




Comissão Organizadora
Prêmio IBRAMEM de Arquitetura em Madeira 2020

Ângela do Valle
Presidente do IBRAMEM e Coordenadora do Comitê Organizador do XVII EBRAMEM
Marcelo Aflalo
Presidente do Núcleo da Madeira
Mônica Duarte Aprilanti
Coordenadora da Comissão Técnica de Educação do Núcleo da Madeira
Luciana da Rosa Espíndola
Secretária do IBRAMEM

 

 

Fique atento Às
datas principais


08

MARÇO

2021

Segundo vencimento para inscrições com desconto! Aproveite!

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Promoção

Realização

Organização



Patrocínio Araucária

Patrocínio Peroba

Apoio Divulgação

Apoio

Apoio Institucional